5 de setembro de 2012

Alerta!

                                         
                                                        Foto 1-Rua da Caldeiroa


                                                      Foto 2 - Rua das Dominicas


Foto 3 - Avenida D. Afonso Henriques ( avenida do teatro do Jordão)
                                         


Foto 4 - Avenida S.Gonçalo ( avenida em frente ao estádio)

Como podem visualizar,estas fotos são o resultado de atitudes, as quais defino como censura pura, (tal como acontecia em tempos de ditadura) sobre os trabalhos realizados nas ruas da cidade de Guimarães. Penso que ao falar deste assunto e ao divulgar estas imagens, muitos dos leitores e artistas que saem para a rua e dela fazem a sua tela, devem saber e estar a par daquilo que quero transmitir. Hoje, numa altura em que não são apenas os artistas locais os maiores afetados, pois têm chegado e têm-se realizado várias iniciativas/intervenções de outros artistas, quer nacionais ou internacionais (muitos deles CONVIDADOS e cujos trabalhos são pagos, como exemplificam as figuras 2 e 3), importa perceber que esta censura tem travado e desacelerado o movimento da cultura urbana, que muitos concordem ou não, a propósito da CEC 2012, tem evoluído e vindo a aparecer de várias formas. Falando pessoalmente, se antigamente me importava com a escolha dos locais tendo em conta quase exclusivamente os que a autarquia 'domina' e consequentemente apaga, hoje tenho consciência que pinte em que lugar pintar, as horas de vida da intervenção estão contados, seja numa parede de um edificio público ou privado, num caixote do lixo, ou na casa do vizinho. Por tudo isto, resta dizer que a verdadeira intenção deste pequeno artigo é essencialmente ser o porta-voz de uma certa indignação, daqueles que pintam longe das luzes e da claridade do dia, que lutam e têm feito chegar à maioria a ideia de que o que fazemos contrasta muitas vezes o que é definido por vandalismo e por outro lado, esta censura, é realizada muitas vezes (como já testemunhei) em plena luz do dia, sem qualquer tipo de reprimenda. Por último, a questão que fica no ar, diz respeito àquilo que afinal é ou não vandalismo, atos de vandalismo e afins!

12 comentários:

  1. Todo o povo em ALERTA!
    RET0

    ResponderExcluir
  2. Artista que é artista pinta em qualquer altura noite ou dia.
    RET0

    ResponderExcluir
  3. Muito sinceramente sinto muito pouco o espirito desta cultura, nesta que é a mais bela cidade do mundo! O povo aqui não se junta, não se une, cada um anda por aí pela sombra da noite a exprimir a sua arte... Devia haver muita mais união, até mesmo encontros de quem pratica esta arte, organizar cenas legais com autorização dos proprietários dos locais... Fazendo projetos e apresentando isso às pessoas... Convivos, qualquer merd* ... Mas algo que una o pessoal desta vertente que isso é que é importante, depois da união, o resto vem por acréscimo.

    COB

    ResponderExcluir
  4. Honestamente actos de vandalismo são mesmo os que visam destruir a arte seja ela ou não comissionada por organismos oficiais.
    Em relação ao comentário do COB acima:
    Sugiro que fales com este tipo:
    https://www.facebook.com/fernandolmmartins
    É um dos mentores por trás da remodelação da zona de Couros (Isto é uma praça) e está interessado em dinamizar o espaço desde que hajam propostas, porque não uma mostra de graffitti lá? O espaço existe, é gratuito. Montam-se umas placas (telas ou o que for) e mostrasse o que se pode fazer com uma lata. Desde que haja respeito pelo local penso que seria uma óptima ideia.

    EC

    ResponderExcluir
  5. se visse alguem a apagar uma cena minha mandava lhe com um calhau nos cornos para abrir os olhos, vandalos sao esses cagoes de merda da camara e esses toys k nao pensam antes de mandarem cenas pa rua.
    GRANDE ABRACO DA BELGICA
    quando voltar ai.... ja sabes

    ps: guimaraes precisa de bombas "EC" os artistas nao trabalham de borla, eu pelo menos nao...

    PAZ A TODOS OS REAIS DE GUIMA

    ResponderExcluir
  6. Concordo com os comentários anteriores mas falar é facil e fazer algo nada... Já é assim á alguns anos, fala-se fala-se mas depois falta atitude ou alguem que queira dar a cara por estes tipo de projectos!!

    Para quem pinta é dificil ver os seus trabalhos apgados, trabalhos feitos com dedicação, desde o projecto inicial até à parte financeira e que ainda por cima se vêm contanstemente censurados desta forma, que é mais uma destruição da peça do que propriamente apaga-la.

    Mas o pessoal não pode deixar que isso afecte a sua motivação e tem que se unir, fazendo cada vez mais e melhor. Tem que haver evolução, e evolução só vem com a pratica, nao tentem por a carroça à frente dos bois!!

    Pratiquem primeiro para depois se sentirem orgulhosos de mostrar o vosso trabalho seja ele legal ou ilegal...

    Força aí e quero ver o pessoal a continuar, com esforço e dedicação voçes vão lá, só tem que decidir se é isto que realmente querem, porque se assim não for vão acabar por desistir como todos os outros... Deixem as discotecas, futebol e oliveiras para depois e dediquem-se de alma e coração à vossa arte, e com o tempo poderão usufruir de tudo quer seja arte, noitadas ou futebol, tudo seu tempo!!!

    Isto são só umas dicas/conselhos de quem já esteve de corpo e alma nesse movimento e continua bem atento ao que se vai fazendo por aí...


    Comprimentos a todos os Verdadeiros de GMR que não estão nisto por modas mas sim pelo AMOR À ARTTE!!!

    Big Up

    ResponderExcluir
  7. Não é por nada, mas o artigo refere-se a uma pessoa individual, não à Câmara! Caso alguns não tenham reparado!

    ResponderExcluir
  8. Aproveito este artigo para dizer que Spd e MN23 vão voltar ás ruas com um stencil de cortar a respiração dirigido a esses opressores da nossa arte... Infelizmente todas as nossas obras já eram, mas nunca baixaremos os braços...

    A vitória é e sempre será NOSSA!!

    ResponderExcluir