10 de dezembro de 2011

Festival Wool - Covilhã

A street art tem vindo a ter uma evolução significativa em Portugal, a prova disso são as diversas iniciativas por parte de grupos de jovens relacionados com arte de rua e a organização de festivais de street art. Isso tem vindo a acontecer não só nas grandes cidades, exemplo disso é o surgimento de um Festival de Arte Urbana da Covilhã. Uma iniciativa muito atractiva, inovadora e sobretudo contemporânea para os mais jovens e toda a sociedade. É um festival sem fins lucrativos no qual os principais objectivos são:
-Trazer, pela primeira vez, um evento destas características para uma região do interior de Portugal.
- Despertar o interesse da comunidade pela cultura e a arte contemporânea, neste caso, a arte urbana.
- Dotar de uma nova aparência estética os locais intervencionados.
- Permitir a construção de um roteiro de arte urbana na cidade.
Para além destes pontos acima referidos, os artistas interagem com o espaço com os materiais e com as pessoas realizando workshops ou conversas de modo a impulsionar um contacto directo entre os artistas e os cidadãos.
Aqui fica um exemplo de uma óptima iniciativa no qual Guimarães podia ‘pôr os olhos’ uma vez que estamos no seguimento da tão falada Capital Europeia da Cultura e das suas actividades.
Uma iniciativa desta é um apelo modesto por vários factores! De seguida encontram-se apenas alguns deles:
-Encontramo-nos num século, no qual a Arte Contemporânea se destaca; e dessa arte, faz parte a Street Art e a última vem ganhando cada vez mais força (embora muitos ainda neguem tal facto, ELA EXISTE e cada vez mais FORTE, INOVADORA E PRESENTE);
-Os gastos com este tipo de iniciativas não são exorbitantes, pois muitos dos artistas participam de forma voluntária;
-Estas iniciativas trazem consigo vivacidade a edifícios urbanos que estão degradados e constituem cancros estéticos. Por outro lado, muitos dos donos e proprietários dos edifícios deixam-nos ao abandono e mesmo assim não querem abdicar deles, esta seria uma forma de atenuar o problema e quem sabe o principio de uma marca turística para a cidade em questão.-Envolvência de toda a comunidade munícipe.
Aqui fica uma ideia inovadora que deu outra vida a uma cidade do interior e que devia ser replicada em muitas outras.

Se quiserem saber mais: http://www.woolfest.org/about/

3 comentários:

  1. Desde já um Obrigado ao MKS por ter escrito todo o texto.
    Como referiu, "a prova disso são as diversas iniciativas por parte de grupos de jovens relacionados com arte de rua e a organização de festivais de street art", esse é o principal objectivo de quem ambiciona algo. Ter INICIATIVA!
    Vamos lá fazer algo por este amor que nos liga a "todos".

    ResponderExcluir
  2. Nao podia concordar mais com o que aqui foi dito e nada tenho acrescentar!

    Quem anda nesta vida já á uns bons anos e ve o seu trabalho ser constantemente apagado/censurado e continua a investir, acreditando numa arte que para muitos ainda é brincadeira de putos/vandalismo merece muito mais do que uma "iniciativa" apenas porque Guimaraes vai ser a capital euopeia da cultura em 2012...Merece Respeito e Reconhecimento pelo seu trabalho, persistencia e visão inovadora!!!!


    Chega de Censura!


    Queremos Respeito por esta arte que nos une!


    Keep it Rude, Keep it Real...

    ResponderExcluir
  3. Não deixo de concordar contigo,mas parece que "muitos" falam como se vivessem numa batalha constante contra este sistema...
    Mas na realidade já viram como Guimarães é em relação ao que se faz pelas ruas e mesmo assim não se mexem(digo Guimarães porque não é só a Câmara que apaga!), não procuram "alternativas" para "exporem seus trabalhos".
    Este festival mostra Iniciativa por parte de alguns amantes da street art, porque se não fosse feito assim, provavelmente não era aceite pela população da Covilhã e certamente todos os stickers, stencils e outras técnicas usadas pelas ruas certamente eram apagadas ou vandalizadas.

    ResponderExcluir