14 de janeiro de 2011

Monumentos vimaranenses vandalizados com graffitis (Diário do Minho)

( Diário do Minho )
Desenhos e letras garrafais inscritos em monumentos e locais públicos de Guimarães provocaram a indignação de responsáveis municipais, vimaranenses e turistas. O acto de vandalismo sobre o património de Guimarães levou a gestão municipal a advertir que não vai tolerar pinturas que atentem contra os monumentos. E a pensar um local próprio para a arte urbana. Alguns graffitis já ameaçaram a estátua de D. Afonso Henriques, os muros do parque da cidade e outros locais emblemáticos da cidade de Guimarães. Nos últimos tempos, os actos de vandalismo multiplicaram-se e geraram uma onda de indignação. Por isso, a gestão municipal já veio advertir publicamente que «não vai tolerar excessos e, muito menos, atentados ao património». Para travar este tipo de vandalismo, a edilidade mostrou-se disposta a criar ou destinar espaços específicos para a criação de desenhos em graffiti.


( Guimarães Graffiti)
A imagem fala por si, é verdade, mas a gravidade é que quem fez isto, provavelmente nem irá pegar mais numa lata de spray e quem realmente tem gosto pela arte urbana e pinta, não pode pagar por actos de outros.
Quem pinta, gasta dinheiro com o objectivo de colorir a Cidade e afirmar que em Guimarães também existe arte urbana, as coisas que os artistas fazem pode não ser do agrado de todos, mas fazem em locais nunca eles Históricos como relatam todos os textos deste mesmo assunto.
Quem pintou a estátua de D. Afonso Henriques não é preciso ser-se nenhum "Einstein" para saber que se trata de "picardias futebolístas", mas enfim, à que lutar contra a tendência de tudo se rotular por igual.

2 comentários:

  1. Uma cena mm parva foi andar a pintar as unhas e os mamilos das estátuas em frente ao tribunal. isso sim é vandalismo. um writer NÂO mexe na arte dos outros, seja escultura azulejo ou outro tipo de expressão. E não danifica qualquer tipo de monumento histórico ou de relevância cultural. Isso é o que define um bom writer dum vândalo.

    ResponderExcluir