27 de janeiro de 2011

Abre os olhos GUIMARÃES!!!

(escrito por 4k)
Não consigo ficar indiferente (até mesmo revoltado) com a fraca adessão do povo de Guimarães ao Graffiti e Street art. Lembro-me perfeitamente quando era um xavaleco e andava pelas ruas do Berço, a Cidade estava cheia de frases (e quando digo cheia é mesmo cheia!) contra o regime Salazarista, frases de contestaçao e contra a repressão e até mesmo um mural junto ao tribunal cheio de pinturas sobre o 25 de Abril e todos os anos por essa mesma data aparecia novas pinturas. Eu adorava ver a cidade assim! É com muita tristeza que vejo que esse lado revolucionário e de contestação social praticamente desapareceu em Guimarães. Hoje em dia os jovens andam mais preocupados com os bonés da lacoste, fumar umas ganzas e ir para à discoteca, mas como diz um Senhor o que os jovens precisam é de "Menos discotecas e Mais bibliotecas"... Andam todos iludidos em parecer-se com os morangos com açúcar e os ridículos pseudo gangster`s e depois dá nisto, uma juventude que mais parecem fotocópias sem atitude.
O Graffiti está espalhado por todo o Mundo, mas Guimarães ao contário do resto do planeta parece estar de costas voltadas para a Arte de Rua, fora meia dúzia de Verdadeiros que vão pintando a Cidade e deixando as modas de lado, o resto dos jovens Vimaranenses ficam completamente indiferentes ao que se passa neste movimento underground e preferem falar mal do que vêem, como se já nao bastassem os pais e avós deles. O que não é mau de todo, porque para mim, quantidade não é qualidade, mas se houvesse mais pessoal a pintar a "competiçao" dava mais pica.
É por isso que eu digo "ABRE OS OLHOS GUIMARÃES!!!!!", o mundo é muito maior do que a praça da oliveira, o Guimarães shopping e o estádio. Larguem os facebook`s, os hi`5 e mostrem que estao vivos, há uma Cidade inteira por explorar e pintar, vamos reivindicar os nossos direitos e lutar contra este sistema capitalista que nos sufoca.
Com esta mensagem não pretendo que o pessoal ande por aí a partir tudo, a fazer motins e a violar velhinhas no jardim do toural...longe disso! Até porque Guimarães tem um patrimonio histórico unico que merece ser preservado, mas há que mostrar a todos esses Hater`s que também existem jovens com atitude e talento na nossa Bela e Mitica Cidade.

Vamos acordar gente da minha terra!


Comprimentos a todos os Verdadeiros.

7 comentários:

  1. Concordo com o que foi dito.
    Força para vocês.

    ResponderExcluir
  2. uiiiiiiiiii!!!!!!
    poetas????

    axim xim..

    ResponderExcluir
  3. e gosto mesmo dos anonimos! devem ser pessoas grandes!

    Make a Stand!

    ResponderExcluir
  4. não diria melhor, tu quecriticas sem fundamento que ate ja vandalizas te algumas casas de banho, não deves saber que graffiti é historia e que os teus filhos mais cedo ou mais tarde vão estudar graffiti na escola(apesar de ja se estudar que na era da pre-historia ja se fazia graffitis chamados gravuras) isto é muito mais que arte, esta cultura é muito maior que tu!!
    PAZ tamos JUNTOS!!!

    ResponderExcluir
  5. Isto tá a precisar de mais umas cronicas...


    Fico á espera!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o cronista , mas devo dizer que o mundo do Graffiti e das Street Art's é um pouco inacessível para qualquer jovem, pois como não existem "grupos" formalizados , como é suposto um jovem como eu encontrar-vos e aprender a arte, sem que tenha acesso a vocês ?

    ResponderExcluir
  7. Tens razão 4k o graffiti e para se admirar para alegrar a vista e nos temos de tentar alterar isso tanto para Guimarães como outras cidades do mundo.

    ResponderExcluir